segunda-feira, 4 de abril de 2016

Na mira da Lava Jato, Aníbal Gomes pode ser denunciado antes da votação do impeachment

Pressionado pelo ex-governador Cid Gomes (PDT) no Palácio da Abolição, o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) consta hoje (4) na lista de votos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
O problema é que ainda faltam duas semanas para a votação do processo na Câmara dos Deputados e, até lá, Aníbal Gomes pode ser afastado do cargo, pois a Procuradoria-Geral da República já reuniu elementos para denunciar o parlamentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento com irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato.
Aníbal é apontado como ele entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), com o esquema de corrupção da Petrobras. Os investigadores acreditam que o avanço das apurações na direção do deputado ajudará a fechar o cerco a Renan.
Comissão do Impeachment
Aníbal havia marcado uma operação relativa à problemas na coluna para o dia 15 de abril e estaria de licença durante a votação do impeachment, cedendo a cadeira para o suplente Mauro Benevides (PMDB).
Benevides é voto a favor do Impeachment. Diante disso, Cid articulou o encontro com Aníbal para que o deputado adiasse a cirurgia e votasse contra o processo.
O movimento garantiu, além de mais um voto para o Palácio do Planalto, menos um para a oposição. Hoje, a bancada cearense teria 15 votos contra o impeachment, 7 a favor e 3 indecisos.
À espera
Antes de formalizar a denúncia contra Aníbal, os investigadores querem recolher todas as provas a respeito da atuação de Renan no esquema de corrupção para, só então, denunciar os dois parlamentares.
Aníbal é alvo de seis dos nove inquéritos que investigam a participação de Renan na Lava Jato. Caso seja concluído que o cearense cometeu crime, ele será o primeiro do núcleo de relações do presidente do Senado alcançado pela Operação.
A defesa de Aníbal nega que o parlamentar tenha negociado, oferecido ou recebido qualquer vantagem indevida.

Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário