segunda-feira, 4 de abril de 2016

Semana no Ceará começa com chuva em mais de 90 municípios

Cidades da região norte registraram as maiores precipitações.
Chuvas são provocadas por Zona de Convergência Intertropical.
O Ceará começa a semana com chuva em 96 municípios, segundo balanço de 7h deste domingo (3) às 7h desta segunda-feira (4) divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Ceará para esta segunda-feira ao longo do dia, com possibilidade de chuva no sul.

Três municípios localizados ao norte do estado registraram as maiores chuvas: Cruz (73 mm), Jijoca de Jericoacoara (63 mm) e Amontada (52 mm). Completam a relação das cidades com as maiores precipitações: Cascavel (46 mm), Hidrolândia (41 mm), Nova Russas (39 mm), Chorozinho (38 mm), Bela Cruz (35 mm), Barro (34 mm), Aurora (33 mm). Para Fortaleza, a Funceme contabilizou apenas 4,6 milímetros.
A previsão para esta terça-feira (5) é de eventos de chuva no noroeste e na faixa litorânea no decorrer do dia. No sul há possibilidade de chuva. Para quarta-feira (6), nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Ceará ao longo do dia.

As precipitações dos últimos dias se devem ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está atuando sobre o estado. "Essas precipitações mais intensas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são típicas da quadra chuvosa, quando a ZCIT atua. Cada dia de chuva é motivo de comemoração para todos os cearenses, mas sobre a previsão climática, ainda temos um quadro ainda preocupante até maio, com maior probabilidade de acumulado de chuvas abaixo da média histórica”, explica o meteorologista Raul Fritz.

O volume médio dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará apresenta um volume de 12,85%. De acordo com a Cogerh destacam-se os açudes Quandú, Caldeirões e Maranguapinho que iniciaram sangria.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário